A professora nesta semana fez a acolhida como de costume. Na segunda tivemos acolhida pelo som com a professora Juliana. Os alunos cantaram fizeram rezaram a oração do Pai Nosso e Ave Maria. É de essencial importância mostrar para as crianças o poder da oração, pois a religiosidade começa desde a infância. Na nossa cultura acreditamos, que há um Deus que rege todas as coisas deste mundo e isso é passado a muitas gerações.
Foi realizada, nesta semana uma atividade, em que os alunos tinham de fazer a movimentação das letras que constituem o nome de cada aluno. Esta atividade tem a função de fazer com que os alunos interiorizem a movimentação das respectivas letras a serem movimentadas.
Logo depois os alunos foram para o tapete. Houve um momento de entrosamento entre a professora e os alunos. Lá ela cantou com as crianças, que gostaram muito, e ainda no tapete fez o jogo das letrinhas. Através deste jogo a professora pode identificar os conhecimentos prévios dos alunos, o que é necessário, para o educador saber qual será ponto de partida para mediar a aprendizagem de outros conhecimentos. Neste momento eu estava recortando o material para as atividades de seriação.Ainda nesse mesmo dia leram e brincaram no tapete.
A acolhida do dia 04 foi com a professora no tapete, esta apresentou dedoches e cantou. Em seguida sentaram nas cadeiras para o momento de realizar de atividades. Atividade foi de seriação do PEIXE. Uma atividade de lógica matemática, em que o aluno irá construir o conceito de pequeno, médio, grande.
“A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles.Origina a gênese do número, a noção de quantificação e faz parte da gênese das estruturas lógicas elementares. Convém salientar que a seriação já está presente desde o período sensório-motor, ou seja, a partir do momento em que as diferenças passam a ser consideradas pelo bebê ao construir uma torre colocando cubos em ordem de tamanho decrescente, ou mesmo mais tarde quando este faz seus primeiros encaixes.O esquema perceptivo correspondente à configuração serial constitui um dado de que as atividades perceptivas do sujeito, por uma parte são decorrentes das atividades sensório-motoras ou ainda pelas ações de ordenação dos objetos.”( Jean Piaget, 1983)
Ouviram com a professora contando a história do “QUARTO DE LUCAS”. É uma história muito interessante, em que o aluno aprende a importância de não deixar os brinquedos espalhados e que quando brincar deve guardar assim que terminar os brinquedos. Logo depois ocorreu o registro desta atividade, em que todos os alunos desenham do jeito que sabem o que entenderam e o que viram na história.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário