segunda-feira, 18 de maio de 2009

Relatório do dia 23 e 25 de março!!

As acolhidas realizadas nesta semana foram como uma recreação o momento em que os alunos tinham livres para lerem livros brincarem, enfim interagirem uns com os outros. Este momento é muito interessante e de extrema importância que os educandos vivenciem, assim iram desde já exercitando a convivência. Se nós fossemos, quando crianças bem estimuladas a viver de forma harmônica com certeza estariam vivendo o hoje de forma muita mais saudável digamos assim. Muitas vezes os pais pensando que estão contribuindo para educação de seus filhos acabam por prejudica-la. Quando o filho, por exemplo, chega a casa com uma mancha roxa, ou uma marca de mordida, os pais dizem: “filho quando alguém te morder não deixe barato morda também” ao invés de perguntarem o motivo pelo qual a criança o agrediu e dizer que quando algum amigo o machucar deve falar com a professora ou a tia estagiária. Isso não ocorre na sala em que dou estágio, mas acredito que a professora tem forte influência nisto, pois está sempre atenta a tudo o que ocorre dentro da sala de aula não deixando nada passar por despercebido.
É certo que os meninos principalmente gostam de brincar de luta, mas isso acontece pela forte influência da mídia. Acontece que muitos pais trabalham e os filhos ficam na companhia da televisão, que apesar de também ter boas programações também transmite programas que só passam cenas de violência e de sexualidade o que faz com que as crianças atualmente percam melhor parte de sua vida que é a infância. Assim na escola captamos todos esses indícios e como educadoras tentamos o máximo formar honestos cidadãos e ainda consciente de sues atos. Mostrar que nem tudo que a mídia impõe é correto temos que fazer da mente uma penera em que só iremos deixar passar aquilo que nos for útil.
No primeiro dia desta semana os alunos trouxeram pesquisas sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Estava eu colando os bilhetes e os canhotos das atividades e também retirando as pesquisas e a professora pediu que eu tirasse rapidamente as pesquisas para logo do início da aula analisar os conhecimentos prévios em relação às exigências do projeto. Um projeto que fala sobre alimentação saudável é extremante conveniente, porque muitas vezes os educandos ouvem muito mais os professores do que os próprios pais. Tudo que um professor ensina para o aluno de forma significativa é interiorizado e jamais é esquecido. Nós somos o que comemos. Os alimentos contribuem para o nosso raciocínio, desenvolvimento dos movimentos e em um crescimento saudável.
A professora brincou de passa anel com os alunos. Percebi claramente que eles adoraram. Estes momentos de recreação junto à professora são bons para os alunos se socializarem com a professora.
Foi realizado uma atividade de seriação com o objeto bola. Ao contrário do que muitos pensam, atividades como estas não contribuem apenas para o melhor entendimento de conteúdos matemáticos, mas também para o melhor entendimento nos conteúdos relacionados a língua. Assim que terminaram foram tirar foto turma toda.
A professora contou a história do livro que estar sendo trabalhado com a turma. É a história de menino que não arrumava o quarto e que devido a sua desobediência a pessoa que trabalha na sua casa fica toda enrolada com os afazeres domésticos.
Fizeram a movimentação da letra “L” de Lucas. Em seguida, a professora fez o questionamento do projeto, estas são feitos para exigir o pensar do aluno e não pensar por ele. A educadora perguntava: “Quais são os alimentos saudáveis?” e escrevia na folha do bloco de cada aluno, logo o aluno tinha que escrever o que havia acabado de falar. O desenvolvimento desta atividade foi muito bom ao meu ver além do esperado. Os alunos copiaram o que a professora havia escrito na folha alguns mais perfeitamente outros nem tanto, mas de uma forma geral todos estão sendo bem estimulados e a respostas aos estímulos proveitosos.
No dia 25 foi aniversário da Irmã Carmelita e uma dos alunos levou um presente para ela. Fomos até a mecanografia, para ver onde se encontrava esta. Liliana chamou a irmã Carmelita e voltei para sala com o aluno, como não encontramos a irmã Anita porque estava na residência dormindo, devido estar em repouso, pois caiu.
Os alunos da Escola Infantil receberam a irmã Carmelita cantando parabéns. Os professores deram um abraço nela e cada aluno representando uma turma a presenteou de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário