sexta-feira, 20 de março de 2009

Retorno as Aulas

Ao decorrer dessa semana os alunos estavam bem agitados com a volta as aulas, choravam alguns choravam muito devido estarem acostumados a presença dos pais por mais tempo. Para destraí-los utilizei livros, massinha e também diálogos. Explicava ao aluno a necessidade de vir para a escola e que daqui a pouco sua mãe viria buscá-lo e por isso não precisava chorar. Sei que é impossível não haver choro nesse período, mas esta etapa de readaptação ao retorno das aulas envolve muito jogo de “cintura” com os pais e filhos e nesses momentos para mim o melhor é observar a professora para saber a melhor forma de agir. Ainda segundo Piaget (PULASKI, 1986), a adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes. Ainda segundo o autor, a adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.
Um determinado aluno chorou muito, pois tem uma mãe muito presente e durante o período de férias passou um longo tempo com esta. Foi muito difícil conseguir, que tal deixasse a mãe. Tive que ter criatividade. Primeiro o levei para ver a tartaruga, mas não deu muito resultado, apesar de já estar chorando menos ainda no colo da mãe. Foi então que o chamei para dar comida ao passarinho. Peguei o capim para dar ao pássaro. Ele viu e eu disse: “vem pegar para você dar comida ao passarinho também”. Ficou um pouco choroso, mas desceu do colo da mãe, que logo foi embora aproveitando da distração do filho. Quando a mãe saiu, ela perguntou logo, mas brincou um pouco no escorrega e ficou tudo bem. Retornamos para sala e ela fez normalmente as atividades.
As atividades trabalhadas durante essa semana envolveram o tema CARNAVAL. Os alunos desenharam de que se fantasiaram e a professora pegou o registro das atividades. Não tive muito contato neste momento com turma, devido estar colando os bilhetes no caderno de aviso. Mas pude perceber que gostaram de se desenharem fantasiados. Outra atividade foi a de Reconhecer as letras da palavra CARNAVAL e reescrever. Esta atividade é essencialmente importante para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, pois nesta faixa etária (entre 02 e 07 anos) a criança precisa do visual do concreto para a construção do conhecimento.
Ainda nesta semana fizeram uma atividade, em que tinham de reconhecer as letras, que constituem o nome próprio deles. Esta atividade tem como função principal fazer com que os alunos memorizem as letras que possui o nome. Para a professora também é importante, para saber o conhecimentos prévios dos alunos.
Por fim, na quarta-feira, logo depois de ter aplicado atividade João Humberto comemorou junto aos amigos o seu aniversário de quatro anos. Foi muito bom todos os alunos gostaram muito.

Um comentário:

  1. Essa questão da readaptação é muito importante como você falou em sua postagem,nós observármos a professora para que depois podemos aplicar como devemos agir com as crianças que já estão acostumadas com o tempo integral em suas casas e agora voltarm às escolas.
    Adorei o conteúdo do blog.Parabéns...
    Ass.Ana Elisa da Silva Gomes de Sales.Turma:211

    ResponderExcluir