segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aprendendo a escrever...

No início dessa semana quando cheguei os alunos estavam fazendo atividade. Tal propunha aos alunos que fizessem a movimentação da letra “P” de Páscoa e a reescrita da mesma. Não percebi dificuldades no desenvolvimento desta atividade bem pelo contrário os alunos desenvolveram positivamente tal.
Assim que acabou a primeira atividade proposta foram para o tapete e a professora contou uma história e cantou músicas que tinha relação com a Páscoa. O objetivo desta é que os alunos já tenham uma noção básica de símbolos da Páscoa, pois em seguida os educando fizeram uma outra atividade, em que desenharam os símbolos da Páscoa.
Brincaram de massinha.
Já na quarta-feira, quando cheguei a turma encontrava-se na sala de música. A mãe de uma aluna do 2° período dava para a turma de tia Shiley/1°período, tia Isabelle/maternal e tia Paulinha/maternal uma palestra sobre uma alimentação saudável. As turmas foram essas, devido estarem desenvolvendo no projeto o tema: Alimentação Saudável. Foi uma palestra muito produtiva. Como o público que estava sendo atingido ainda precisa do concreto, para entender e interiorizar o conteúdo, a mãe levou frutas algumas de mentira e outras reais. Interessante, que ela levou também umas pelúcias de cenoura, pepino e outras, que estão sendo vendidas no Hortifruti exatamente com o objetivo de incentivar as crianças a consumirem alimentos que fortalecem o organismo. Os legumes têm nomes, que despertam nos alunos um certo interesse e curiosidades. O que é muito bom. Percebe-se muitas vezes que crianças e adolescentes nunca comeram determinados elementos, mas já dizem que não gostam. A influência da mídia não ajuda muito, mostra lanches, sorvetes, chocolates, entre outros. Não que esses não possam ser consumidos, mas deve-se ter cuidado para não exagerar na quantidade. Tudo demais faz mal o certo é manter um equilíbrio na alimentação. Com todos estes recursos sendo utilizados a mãe falou para os alunos, que não podem tomar refrigerante e explicou para os professores que a criança só pode tomar refrigerante a partir dos cinco anos de idade, pois pode prejudicar o desenvolvimento físico da criança.
Nesta semana dei estágio na sala de tia Jéssica, devido uma aluna ter necessitado de faltar. Gostei muito apesar de perceber que é uma turma agitada, mas são espertos. Foram feitas atividades da Páscoa no livro de religião como: levar o coelho até a toca. Brincaram no tapete. A professora contou a história da Sereia e como uma boa observadora não poderia deixar de citar uma aluna que junto com tia Jéssica contava história, como se fosse a professora e em outros momentos pedia que os amigos sentassem como se a própria fosse a professora. Neste momento paro e faço uma autorreflexão sobre minha prática docente. O que eu estou ensinando para os educandos que têm contato comigo? A verdade é que os alunos nos imitam em casa na escola e esses aprendizados serão levados para o resto da vida. Por isso, compreendo que como educadora tenho que estar atenta constantemente no que faço, falo e em como me expresso, pois somos capazes de despertar mos alunos muitas coisas positivas, mas também muitas coisas negativas, que podem gerar até traumas nos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário